7.10.12

Falando aos corações



Doçura, amor e voz aveludada. Uma perfeita tríade para se ouvir no sofá de casa, quietinho ou bem acompanhado. Este é o convite que a jovem inglesa Lianne La Havas, mezzo grega por parte de pai e parte jamaicana por conta das raízes maternas, faz aos nossos ouvidos.

Na primeira audição, sua deliciosa voz nos captura. As letras não fogem do tema amor, ora solitário, ora em completude, mas sempre envolventes e quentes. Lianne faz parte de uma prodigiosa geração de cantoras do neo R&B inglês capitaneados pelas divas Joss Stone e a já saudosa Amy Winehouse. Mas não por acaso.

Lianne La Havas assinou um contrato com a Warner Bros. Records e ficou dois anos numa espécie de aquecimento para sua aparição em público, compondo e tocando. Isto pode ter gerado algumas críticas no sentido de um “produto” formatado para o mercado, sem muito “a mais” para os ouvidos mais sensíveis. Mas nada que deponha contra seu talento nato. Além da bela voz, Lianne é guitarrista e toca piano, influências do pai multiinstrumentista.

Antes de lançar seu primeiro disco “Is Your Love Big Enough?”, em julho deste ano, Lianne foi backing vocal da também inglesa Paloma Faith, lançou seu primeiro EP, “Lost & Found”, em outubro de 2011, e acompanhou a banda indie folk Bon Iver em sua turnê americana no mesmo ano. Isto gerou, para o bem ou para o mal, comparações com o próprio Iver e com o soulman Bill Withers – na minha modesta opinião, pontos muito positivos.

E dentro deste parâmetro, “Is Your Love Big Enough?” é um disco para apreciar no silêncio. É fato que gostaria de ouvir a inglesa em composições um pouco mais soltas e menos melodiosas, porém é raro ser humano vir ao mundo com tanta emoção e ardor unidos a uma belíssima voz. Destaques para “Au cinéma”, “They Could Be Wrong”, “Tease Me” e as com pegada mais folk como “Forget” e a própria “Is Your Love Big Enough?” que dá nome ao disco.

Nenhum comentário: