14.4.12

Maio: noivas e música



Maio vem chegando… É mais do que clichê saber da preferência das noivas por este mês para suas celebrações. Há muitas versões para a escolha, desde as diretrizes da Igreja Católica pelo mês de consagração de Maria (mãe de Cristo) até o fato do início da primavera no hemisfério norte com a chegada das flores, suas belezas, diferentes perfumes e a renovação da natureza castigada pelo rigoroso inverno. No Brasil, a tradição vem perdendo força para outros meses como setembro – nossa primavera! – e dezembro – quando, com a ajuda de gratificações e o salvador décimo-terceiro salário, fica mais fácil bancar os custos de uma festa, desde as mais simples até as cheias de pompa e circunstâncias.

Nos dias de hoje, e já há alguns anos, a música por sua importância na ambiência e festividade capitaneada por DJs, sejam eles profissionais ou amadores, são elementos importantíssimos em qualquer evento que reúna mais de trinta pessoas. E casamentos, naturalmente, não fogem a esta regra. DJs, em grau de importância, talvez fiquem somente atrás dos noivos mesmo. A bebida pode não estar muito gelada, o champagne não ser da melhor marca, o buffet não ser dos deuses… Mas as a música? Rá, neste quesito todos estão atentos, e o sucesso da festa pode depender única e exclusivamente daquele figurinha ali apertando botões ou girando os “pratos”.

Mas aí é que está a grande questão, a escolha de repertório. Em casamentos, interessante seria sempre que DJs e noivos estivessem alinhados, pensando não somente neles, mas também no perfil musical que possivelmente vá agradar à maioria dos seus convidados, porque a todos, 100%, é tarefa impossível. Costuma-se ouvir que DJs de casamento são todos iguais, generalização que vai ficando cada vez mais sem sentido dada a pluralidade de gostos e estilos de comemoração que a nossa sociedade ocidental vem praticando. As partes em que são divididos os casamentos (cerimônia, padrinhos, noivos, abertura da pista etc) deixaram a marcha nupcial mofando na gaveta. Já não se estranha noivos abrindo a festa com batidões pops, padrinhos entrando ao som do bom e velho rock’n'roll, e Sinatra e seu “New York, New York” sendo cada vez menos tocado. Sinal dos novos tempos, se bom ou ruim, vai sempre depender do gosto pessoal dos noivos.

Se em assunto tão delicado quanto particular eu posso opinar, vou deixar aqui uma singela sugestão de audição que pode, justamente, unir o útil ao agradável, ou melhor dizendo, mesclando o clássico ao moderno. The String Quartet Tribute é uma pequena orquestra de cordas, patrocinada pela VitaminRecords, que gravou sucessos do pop rock prestando um tributo à grandes nomes da cena como U2, Muse, Beatles e Rolling Stones. É possível ouvir “Sweet Child O’ Mine”, sucesso do Guns’n'Roses, ou “Come as You Are”, do Nirvana, em regências unindo violinos, cellos e contrabaixos. Uma mistura bem interessante que possivelmente vai agradar a gregos, troianos, montecchios e capuletos para a alegria de Romeus e Julietas espalhados pelo planeta. Vida longa aos casais apaixonados!

Nenhum comentário: