12.5.12

De antenas ligadas



SONAR: do inglês sonar – sound navigation and ranging – (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Tradução: navegação e localização pelo som. Pimba! A escolha deste nome para um festival, basicamente de música, é tão perfeita quanto bola na rede em final de campeonato. Que o digam botafoguenses e tricolores que decidem o Campeonato Carioca neste domingo.

Mas o gol de placa do fim de semana – para os apreciadores de música além das frequências radiofônicas – é mesmo o festival Sonar, em São Paulo. Criado há 17 anos e sediado em Barcelona, a partir de 2002 o festival que dá destaques aos expoentes da nova e experimental música mundial, além de artistas de diversos suportes que exploram as novas tecnologias e experimentações sensoriais, ganhou asas e foi navegar por outros mares. Como Cabral, descobriu o Brasil e chega, pela primeira vez, com sua edição completa.

Há muitos nomes desconhecidos do grande público. Até o cancelamento de Bjork, há duas semanas alegando problemas nas cordas vocais, ela juntamente com a dupla dos franceses do Justice eram as atrações principais do Sonar SP. Lamentos por um lado, felicidade de outros com a vinda confirmada do seminal grupo alemão de música eletrônica, Kraftwerk, apresentando seu show em 3D exibido recentemente somente na temporada do MoMA, em Nova Iorque.

Entre outros nomes com trabalhos instigantes listados no line up do festival, pinço aqui mais uma dupla: os canadenses do Chromeo. Com show marcado também para este sábado, no Circo Voador, capitaneado pelos Cariocas Empolgados do projeto Queremos, o Chromeo terá o primeiro encontro oficial com o público brasileiro. Seu som dançante e divertido, repleto de grooves, funkys e sintetizadores very 80’s promete sacudir a lona da Lapa com petardos já clássicos nas pistas mais moderninhas como “Needy Girl”, do álbum “She’s in Control” (2004), ou “Tenderoni” encartada no disco de 2006, “Fancy Footwork”.

Em Sampa e no Rio, a dupla que costuma fazer graça como sendo a única parceria de sucesso entre árabes e judeus desde o surgimento da sociedade moderna, apresentará também alguns singles do seu último disco “Business Casual” (2010). O balanço de “Night By Night”, que você confere aqui embaixo, é um dos hits que com certeza não deixará ninguém parado!

Nenhum comentário: