8.7.12

Dupla personalidade



Em tempos de interação e vida frenética nas inúmeras redes sociais, onde o limite do que é privado e público é separado por uma linha tênue ou até mesmo inexistente, o “ver e ser visto” e o “falem mal, mas falem de mim” são expressões que estão na ordem do dia.

Mas ao contrário de muita gente que não perde a oportunidade de aparecer, não é nada incomum encontrar na história das artes e da música personalidades que se escondam atrás de um pseudônimo, heterônimo, apelido ou até mesmo um avatar.

O escritor Fernando Pessoa ampliou o leque de sua criação estética, elaborando diferentes personalidades para si sob os nomes de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Stephen King, autor de inúmeros best sellers, deu asas ao seu lado mais pessimista e violento assinando algumas de suas obras como Richard Bachman.

Na música há casos parecidos e por diferentes motivos. Em 1998, o então líder do Blur, Damon Albarn, juntou-se ao amigo e criador dos quadrinhos Tank Girl, Jamie Hewlett, para dar vida aos membros pra lá de animados do Gorillaz. Personagens de animação também fantasiam a vida e o rock alternativo da banda escocesa The Glammers. Em 1993, após uma briga judicial com a gravadora Warner pelo direito de suas músicas, um símbolo impronunciável que unia o masculino e o feminino referia-se ao “artista anteriormente conhecido como Prince”, nas palavras do próprio. De Londres, uma história parecida de procura pelo anonimato: o músico, produtor e DJ Aaron Jerome esconde-se sob o nickname de SBTRKT (algo como subtract – subtrair) e utiliza máscaras nas suas apresentações ao vivo.

Curto muito uma dupla australiana – ou seria de Trinidad e Tobago? – que circula anonimamente sob os apelidos de U-Go-B e Jimmy2sox e encabeçam o projeto Flight Facilities, nome em homenagem a uma empresa aérea australiana dos anos 70 em que o avô de um deles teria trabalhado. Os caras vivem soltando pérolas na internet de um delicioso indie-eletro-synthpop praiano. Ano passado, lançaram um single nu disco matador, o chicletinho tutti frutti “Foreign Language” e, há poucas semanas, soltaram mais uma baladinha quente: “With You”. Pena que eles cancelaram o show que fariam em São Paulo.

Nenhum comentário: