30.6.12

50 anos de praia



Adoro passar o olho na seção de um jornal carioca que traz sempre manchetes e notícias de 50 anos atrás. Imaginar-me há cinco décadas flanando pelas ruas e paisagens cariocas é um ato prazeroso e romântico. Gostaria muito de ter conhecido Copacabana e Ipanema com mais areia e menos sujeira. Ou ainda apreciar os prosaicos trajes femininos que desfilavam pelo calçadão. Um exercício de observação bem ao modo RIOetc – estilo, tendência e comportamento com DNA carioca.

Na música, é fácil encontrar referências artísticas e estéticas que nos remetam à vida praiana daqueles tempos. Aqui um ótimo exemplo: há exatamente 50 anos, nascia uma das grandes bandas da história impulsionadas pelo sucesso radiofônico de “Surfin’ Safari”. Passava o mês de junho de 1962 e os Beach Boys emplacavam seu primeiro grande sucesso, dando início a uma trajetória tão conturbada quanto musicalmente rica, e que deixaria um enorme legado para as futuras gerações.

Brian Wilson era um jovem e talentoso rapaz que, ao lado dos primos e alguns amigos de infância, levaria a cultura praiana da Califórnia para os quatro cantos do mundo inaugurando o estilo aclamado como surf music. Mas o pianista e arranjador Brian, o gênio criador de um dos catálogos mais celebrados da história do rock e que influenciaria até mesmo os Beatles, era tão fenomenal quanto problemático. Com 70 anos recém-completados, Brian Wilson ainda carrega sequelas de sérios problemas mentais e emocionais. A bad trip teria começado em 1964, após uma grave crise nervosa que o fez abandonar as apresentações ao vivo dos Beach Boys, sendo substituído nos shows por Glen Campbell e, em seguida, por Bruce Johnston, remanescente do grupo que excursiona, atualmente, por Estados Unidos e Europa.

Em 2012, os shows são uma oportunidade única de relembrar importantes sucessos como “California Girls”, “Fun Fun Fun”, “God Only Knows” e o mega-hit “Surfin’ USA” que faz a alegria de muitas pistinhas até os dias de hoje. E, de lambuja, comemorar a reunião de Brian com Al Jardine, David Marks, Bruce Johnston e o primo e eterno front man, Mike Love, que manteve os Beach Boys em atividade após longos anos e sobreviveu à morte dos irmãos, e ex-integrantes, Dennis e Carl Wilson.

O encontro também celebra o lançamento do álbum “Smile”, originalmente planejado para 1967 mas que, devido aos problemas de Brian à época, foi abandonado e chegou às lojas somente no ano passado. Resta torcer para que esta clássica reunião encontre a ondulação perfeita da Califórnia para o Brasil e chegue às nossas praias, em 2013, para um show repleto de sal e areia bem ao estilo carioca de ser.

Nenhum comentário: