19.3.13

Efeito Denorex: parece, mas não é!



Sei que as linhas logo seguem aqui mas, por favor, não leia ainda esta pequena resenha. Espere e vá ao link acima escutar um pouco e depois volte. Posso adiantar uma coisa: não é a Sade! Timbre doce, suave e muito delicado. Pois trata-se de um homem cantando. Isto nem é tão surpreendente dado outros exemplos na história musical. Pra ficar somente em figuras locais, citaria Edson Cordeiro ou, mesmo, Ney Matogrosso. Mas a voz em questão é do produtor, instrumentista e cantor canadense Mike Milosh.

Milosh, que tem formação clássica e assina trabalhos em bases mais eletrônicas, encontrou o dinamarquês Robin Hannibal após ser contratado para fazer um remix do duo Quadron, trabalho em conjunto da cantora Coco Maja Hastrup com o próprio Hannibal. Em entrevista ao site Pitchfork, Milosh conta que não queria simplesmente fazer um remix e tomou a liberdade de colocar a própria voz em cima da música do Quadron. O resultado deu liga e Milosh e Hannibal resolveram se encontrar e trabalhar juntos sob o nome de Rhye.

O resultado é “Woman”, disco que acaba de ser lançado e que é – como o próprio nome indica – profundamente feminino. A abertura é com “Open”, cujo clipe sintetiza a feminilidade presente em toda esta produção. Veja abaixo se eu, homem, não estou exagerando. Aliás, o conteúdo é tratado pelo YouTube, exageradamente, como “inapropriado para alguns usuários”.

E assim a leveza segue em canções tênues como “The Fall”, “Verse”, “Major Minor Love” e a própria “Woman”. A lembrança de Sade fica mais evidente na base e interpretação que Milosh e Hannibal imprimem em “Last Dance”. “Shed Some Blood” nos joga para os anos 90 em que a cantora nigeriana reinava absoluta no dial das frequências de soft music.

Porém a formação clássica de Milosh, que estudou violoncelo a partir dos três anos de idade e é um apaixonado por jazz, imprimem muita elegância nas batidas suaves misturadas a violinos, pianos e harpas. Sexy feeling!

E falando do trabalho de Hannibal, vale buscar o resultado sonoro do duo Quadron no Soundcloud, uma pegada mais soul com bases eletrônicas.

Nenhum comentário: