8.4.13

Caravana Rolidei



No filme “Bye Bye Brasil” (1979), dirigido por Cacá Diegues, os artistas mambembes Salomé, Lorde Cigano e Andorinha percorrem alguns rincões do nosso país com a trupe Caravana Rolidei numa espécie de osmose cultural pré-globalização.

O trocadilho de férias não pode ser atribuído da mesma forma ao período em que a cantora paulista Andreia Dias colocou a mochila nas costas e foi conhecer o seu Brasil. Com escassez de músicos para trabalhar nos disputados centros de São Paulo e Rio de Janeiro, Andreia foi em busca de novas parcerias e trocas musicais. Após um ano e meio de estrada, o resultado desta road trip pode ser conferido em “Pelos Trópicos”, o sétimo disco da cantora lançado em janeiro.

Desrespeitando a “Triologia da Minha Cabeça” em que composições mais densas e solitárias já deram origem aos discos Vol.1 (2008) e Vol.2 (2010), Andreia Dias revela a profusão e pluralidade musicais existentes em algumas capitais brasileiras. Mas apesar de inúmeras parcerias e diferentes formas de produção bancadas com o aluguel do apartamento dela na capital paulista, “Pelos Trópicos” dá liga na diversidade que Andreia costura tão bem e que não distoa de seus trabalhos anteriores. O timbre, o jeito doce e a interpretação natural de Andreia continuam lá de forma marcante e inconfundível.

A viagem começou por Belém à convite de uma prima. Lá, Andreia se apaixonou pelo guitarrista Léo Chermont e juntos compuseram “Feliz e Mareado” e “Beijin na Nuca”, carimbó interpretado na cia de Felipe Cordeiro, um dos expoentes da efervescente cena musical do Pará. Na sequência, o encontro com a dupla Criolina, em São Luís, para “Brisa Tropicana”, composta e gravada num único dia, e o reggae “ Vai e Volta”, que abre o disco, com a banda Cabruêra, em Maceió.

Ainda no nordeste, a rabeca recifense de Zé Cafofinho (Luva Pele), o dueto The Baggios, em Sergipe (Aquilo), os potiguares do Talma&Gadelha (Terra do Nunca) e a guitarra do Baiana System (Pelos Trópicos) gravada em Salvador. O projeto ainda teve um tempo de gestação nas ladeiras de Santa Teresa, no Rio, onde Andreia Dias ficou hospedada na casa da amiga Thalma de Freitas que colabora em “Corpo e Mente”. Dali também saiu a marchinha “Xuxu Beleza” na cia da banda Do Amor, produzida pela cantora conterrânea Cibelle que também se abrigava na casa de Thalma, fonte do projeto Miradouro.

O roteiro musical de doze composições em dez estados pode ser baixado gratuitamente no site do bandcamp. E Andreia ainda promote um número dois percorrendo outras capitais brasileiras!

Nenhum comentário: