4.5.13

Invasão francesa



Nos próximos meses, o Brasil é destaque mais uma vez em Paris. O tradicional Le Bon Marché comercializa inúmeros produtos brasileiros e de diferentes segmentos (moda, beleza, decoração, design e gastronomia) no evento “Le Brésil sur La Rive Gauche”. Isto sem falar na adoração pela nossa música, que vai de Nação Zumbi e Lucas Santtana aos tarimbados Lenine, Seu Jorge e Marisa Monte.

Por outro lado, o mundo observa uma crescente e criativa produção musical francesa que vem fazendo a diferença. Daft Punk, Justice, Zaz, Camille, Phoenix, Ben l’Oncle Soul e o mais rico deles, o estouradíssimo David Guetta, são alguns dos destaques.

Fora do mainstream, chamo atenção para o trabalho de Jean-Christophe Le Saoût, nome de batismo do DJ, rapper e produtor Wax Tailor. Com vários EPs e quatro discos na bagagem, Tailor chega ao Brasil este mês para duas apresentações dentro da programação oficial da Virada Cultural Paulistana 2013.

Após o début com “Tales of the Forgotten Melodies”, de 2005, que teve boa repercussão na Europa e Estados Unidos, Tailor apresentou, ano passado, a obra conceitual “Dusty Rainbow from the Dark” que começa a ganhar mais destaque com a veiculação da animação do estúdio parisiense Kippik para a faixa título “Dusty Rainbow”, com a bela Charlotte Savary nos vocais.

O disco repleto de participações – Sara Genn, Mattic, A.S.M, Ali Harter, Elzhi, Jennifer Charles, Shana Halligan – conta uma história musical inspirada num sombrio imaginário infantil, cujo personagem está na capa e foi desenhado pela renomada cartunista Rebecca Dautremer. As canções – com destaque para “Time to Go” na voz do soulman americano Aloe Blacc – são conectadas pela narração grave e de tom soturno do ator britânico Don McCorkindale, que lembra bastante a interpretação de Vincent Price em “Thriller”, de Michael Jackson.

Frases como “O arco-íris é um caminho / que leva da escuridão para a luz / e do claro ao escuro / ela leva a sua imaginação / se você abrir sua mente, você vai encontrar o seu arco-íris empoeirado da escuridão.”, sugerem o clima sombrio do ótimo disco de Wax Tailor. Vale ouvir também o CD nº2, somente com faixas instrumentais, para viajar ainda mais profundamente.

Nenhum comentário: